Livro: Um garoto chamado RORBETO Autor: Gabriel o Pensador Editora: Cosac Naify Esse livro ganhou o prêmio Jabuti, como o melhor livro Infantil em 2006. O garoto chamado Rorbeto nasceu em uma família humilde, e os seus pais eram analfabetos. Por isso seu nome foi escritoerrado, seu pai não sabia nem ler e nem escrever, do jeito que ele falou o doutor com pressa escreveu e sua mãe estava tão feliz que não prestou atenção. O tempo passou e o Rorbeto cresceu, também aprendeu a contar usando a ajuda dos dedos. Aí que o garoto percebeu que tinha seis dedos em uma mão. Ele ficou tão nervoso que não quis olhar a outra mão. Depois ele abriu os olhos e viu que tinha uma mão perfeita. Ele ficou com vergonha da mão e a colocou dentro de uma sacola e foi pra escola. |
Todos os seus colegas ficaram olhando quando ele chegou na escola com a mão na sacola.Todos perceberam a sua tristeza, ele nem jogou bola na hora do recreio. A tia falou para eles :
- Hoje será um grande dia vocês irão aprender a escrever.
O Rorbeto ficou preocupado, pois não queria que todos vissem a sua mão com defeito. Ele pensou que se fosse ligeiro, ninguém ficaria contando os seus dedos. Ele fez a letra mais linda mesmo com pressa. Aí ele viu que todos acharam a sua letra linda e não estavam preocupados em ver a sua mão com defeito.A tia elogiava a sua letra e os amigos também.
No dia seguinte todos os amigos foram pra escola com a mão dentro de uma sacola, logo a professora perguntou por que tudo aquilo, eles responderam que era pra escrever mais bonito. O Rorbeto ficou até comovido, mas queria explicar aos amigos que aquilo era um mal entendido .Ele apenas estava com vergonha pois tinha descoberto que tinha seis dedos em uma mão.
Mas a professora falou que aquilo era apenas um detalhe, para escrever certinho como ele o capricho é que vale.
O final? Mais legal do que você imagina.... leia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário